Como você escolherá seus candidatos na próxima eleição?

Neste artigo, Samantha Jacomel lembra que o voto é um instrumento que viabiliza a democracia

Por Redação em Vozes

05/11/2020 12:19

Como você escolherá seus candidatos  na próxima eleição?  

Esta pergunta intriga cientistas políticos há meio século e desafia, em tempos de eleição, os consultores das campanhas eleitorais.

No caso do Brasil, denúncias veiculadas pela imprensa, casos investigados pela Justiça Eleitoral e iniciativas da sociedade civil para combater o fenômeno da compra de votos são testemunhos de que esta prática é um fator relevante para uma parte do eleitorado na definição do seu candidato.

A legislação eleitoral reconhece a existência do problema proibindo de forma expressa a compra de votos, porém, a compra e venda de votos costuma ter sua importância minimizada pelos cidadãos e pelos próprios candidatos, sendo, por vezes, até naturalizada em algumas regiões.

Sabe-se que o comportamento eleitoral, como de resto qualquer manifestação da opinião pública, jamais se apresenta homogêneo, mas sim como um agregado de diferentes interesses e percepções, tal heterogeneidade é protegida pela democracia.

A representação popular decorre do princípio democrático, em que povo outorga seus poderes para que alguém o exerça e possa desempenhar funções estatais. É um instrumento que viabiliza a democracia.

A consolidação do regime democrático e a lisura do processo eleitoral são desafiados pela manipulação e a corrupção eleitoral.

O voto quando utilizado como moeda de troca gera a manutenção do poder por uma classe dirigente, em detrimento de outros grupos sociais, o que fragmenta a sociedade. Com isso, surge a necessidade constante  de se dar unidade e consistência ao exercício da cidadania, não só como o direito de convivência, mas como uma forma de articulação entre os grupos, para que eles renovem o contrato entre as diferentes camadas sociais, estabelecendo a  governabilidade de forma legítima.

Acompanhe aqui a cobertura completa das Eleições 2020.

Como você escolherá seus candidatos  na próxima eleição?

Como você escolherá seus candidatos  na próxima eleição?

Samantha Jacomel, advogada

Notícias Relacionadas

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital