Vacina contra a gripe se esgota no primeiro dia em Campos Novos

Campanha de vacinação contra a gripe deve ser retomada ainda esta semana

Por Redação em Saúde

01/04/2020 15:12 - Atualizada em 29/04/2020 15:18

Vacina contra a gripe se esgota no primeiro dia em Campos Novos

Campos Novos vacinou 1.100 idosos na segunda-feira

Preocupados com a saúde, foi intensa a procura pela vacina da gripe em Campos Novos na segunda-feira (23/03). Conforme Mayara Serena, Secretária Municipal de Saúde, no primeiro dia da campanha nacional, quase foram atingidas as metas municipais do público alvo da primeira etapa, idosos e profissionais de saúde. Tanto que a primeira remessa de vacinas contra gripe disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, acabou no meio da tarde de segunda e a Secretaria teve que interromper a campanha.

“Essa realidade ocorreu em vários municípios, muito porque as pessoas estão mais preocupadas com a saúde por conta do coronavírus. A vacina da gripe não protege contra a Covid-19, mas é importante para facilitar o diagnóstico já que os sintomas das duas doenças são semelhantes. Novas doses devem chegar entre quinta e sexta-feira”, informou Mayara Serena. A retomada da campanha será comunicada pelos canais de comunicação da Prefeitura, conforme a secretária.

Outro ponto a esclarecer, é de que o Ministério da Saúde envia as doses aos municípios de forma fracionada, por conta da demanda de campanhas anteriores. A Secretaria vacinou 1.100 idosos e 349 profissionais de saúde, o correspondente a uma semana de vacinação em uma campanha normal e que, por conta disso, o primeiro lote de vacinas se esgotou. “A quantidade de pessoas vacinadas em um dia, era o nosso histórico de uma semana de vacinação, onde precisávamos inclusive fazer busca ativa para convidar as pessoas a irem se vacinar. Infelizmente na segunda, as doses foram insuficientes, por outro lado, ficamos felizes que as pessoas foram se vacinar”, disse.

Para evitar o contágio pelo coronavírus, a Secretaria realizou a vacinação ao ar livre, do lado de fora das salas públicas de vacinação, localizadas no posto de saúde Senhor Bom Jesus e Aparecida, além da Praça Lauro Müller para os pacientes atendidos pela Unidade Básica de Saúde (PAM). Na próxima semana, a Secretaria planeja vacinar os pacientes acamados com visitas domiciliares e também disponibilizará vacinas nas unidades de saúde do interior, caso ocorra o abastecimento.

Aproximadamente 10.700 pessoas devem se vacinar contra a gripe em Campos Novos, entre todos os públicos prioritários. A campanha, que foi antecipada por causa da pandemia, vai até 22 de maio. O Dia D, quando os postos de saúde ficam abertos no sábado, será em 9 de maio. A novidade para este ano é a inclusão de mais um grupo na campanha, os adultos com idade entre 55 e 59 anos. Até o ano de 2019, a vacina só estava disponível para os adultos com 60 anos ou mais. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas. A vacina oferecida neste ano será a trivalente que protege contra o vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B.

Notícias Relacionadas

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital