Três pacientes são testados para coronavírus em Campos Novos

Resultados dos exames devem chegar somente na próxima semana, informou a Secretaria de Saúde

Por Redação em Covid-19

02/04/2020 15:05 - Atualizada em 02/04/2020 15:05

Três pacientes são testados para coronavírus em Campos Novos

Município fechou os acessos secundários da cidade, com intuito de monitorar a entrada de pessoas de fora

Três pacientes de Campos Novos são casos suspeitos da nova Covid-19 até quarta-feira (25/03). A Secretaria de Saúde disse que a confirmação ou não da doença no município deve chegar na próxima semana, tendo em vista que os exames são realizados em Florianópolis. Até quarta-feira, eram 79 pessoas monitoradas com sintomas de gripe, com isolamento indicado em domicílio.

A diferença entre suspeitos e monitorados é porque nem todos os pacientes são submetidos ao teste, tendo em vista que não apresentam todos os sintomas da doença. No Brasil, hoje, são testados somente os casos graves e aqueles que requerem internamento imediato. Segundo o governo federal, a medida é adotada porque já está comprovada a transmissão comunitária (quando não é possível traçar a origem da infecção). Neste cenário, todos passam a ser casos suspeitos para a doença, com sintomas ou não.

Os pacientes que aguardam o resultado dos exames são de um homem de 34 anos que esteve em São Paulo, atendido no Hospital Dr. José Athanázio e que já está se recuperando em casa, com determinação de isolamento. A outra pessoa é uma mulher de 52 anos, transplantada, que viajou para outra cidade do Estado. A mulher estava internada em Campos Novos até quarta-feira e seu estado era de boa recuperação. Outro caso investigado é de um idoso de 71 anos, que recebeu visitantes de São Paulo foi internado na tarde de quarta-feira no hospital.

Controle de acesso

A Prefeitura colocou em funcionamento na quarta-feira (25), barreiras sanitárias nos trevos da Copercampos e da Gerwal, fechando dessa forma, todos os acessos secundários. Conforme a Prefeitura, a medida não se trata de restringir a entrada de pessoas, mas de fazer um controle sobre quem está entrando e saindo, conhecer a origem e o estado de saúde, como medida de segurança para evitar a propagação e entrada do coronavírus em Campos Novos. Às pessoas que passarem pelas barreiras, será aplicado um questionário simples.

Conforme a Prefeitura, a medida foi uma sugestão do setor supermercadista com relação a pessoas de outros estados que circulam na cidade, especialmente entregadores de mercadorias. “É mais para orientar e monitorar a possível contaminação no município”, destacou o secretário de planejamento, Vilmar Ferrão Júnior. As barreiras, que contam com apoio da Polícia Militar e Civil, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, funcionam de segunda à sexta, das 7h às 19h. As barreiras não têm data para acabar.  

Novo decreto

A Prefeitura de Campos Novos lançou um novo decreto na quarta-feira (25), aderindo em parte as determinações do governo do estado, como o período de isolamento até terça-feira (31), com permanência do comércio fechado e proibição de reuniões e eventos. Pelo decreto, o governo municipal isentou de juros e multas as faturas de água vencidas após o dia 20 de março até o restabelecimento do funcionamento das agências bancárias, além de que vai enquadrar todos os beneficiários do Bolsa Família na lei da tarifa social de água. O corte no abastecimento de água por falta de pagamento foi suspenso pelos próximos 60 dias, a contar de 25 de março.

Além das atividades já liberadas pelo Estado (veja p.10), o município liberou também o funcionamento de oficinas mecânicas, auto elétricas e borracharias para todos os tipos de veículos em atividades consideradas essenciais, além de serviços de revisão, manutenção e comercialização de peças para veículos de transporte e de máquinas agrícolas. A determinação é de que essas empresas adotem o controle de entrada de clientes e operem com redução de trabalhadores, evitando aglomerações de pessoas.

Aos supermercados e estabelecimentos que comercializam alimentos, o horário de funcionamento foi determinado das 8h às 20h de segunda à sábado e das 8h às 13h nos domingos. Com a liberação das obras públicas pelo Estado, o prefeito informou que no município elas devem voltar nessa semana.

 

Notícias oficiais do coronavírus

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital