Nova vacina contra meningite já está disponível na rede pública

A vacina é indicada aos adolescentes entre 11 e 12 anos de idade, em dose única.

Por Redação em Saúde

22/05/2020 16:06

Nova vacina contra meningite já está disponível na rede pública

 

O Ministério da Saúde substituiu a vacina meningocócica c, que protege contra a meningite tipo C, pela meningocócica conjugada ACWY. Esse tipo de meningite, é o mais predominante, compreendendo mais de 75% dos casos diagnosticados no Brasil.  A imunização faz parte do calendário nacional de vacinação dos adolescentes, com indicação entre 11 e 12 anos de idade, em dose única.

Em Campos Novos, a nova vacina é disponibilizada na rede pública de saúde desde meados de abril. A vacina meningocócica ACWY protege contra as doenças meningocócicas causadas pela bactéria Neisseria Meningitidis (meningococo) dos sorogrupos A, C, W e Y. É uma infecção bacteriana grave que, se não for tratada a tempo, pode deixar sequelas como atraso mental, surdez, cegueira e, até mesmo, levar à morte em algumas horas. Os principais sintomas são dor de cabeça intensa e febre elevada e de início súbito, vômito, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferecia imunização contra o sorotipo C, através da vacina meningocócica C. Desde 2010, a vacina é ofertada para bebês aos 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses e adolescentes de 10 a 14 anos. Agora, com a oferta desta nova vacina na rede pública, os jovens tomam somente a ACWY. Para os bebês, no momento, não há alteração. A vacina é uma das principais formas de prevenção contra a doença. As outras vacinas que protegem contra a meningite é a vacina Pentavalente, a Pneumocócica C e a BCG.

A transmissão da doença meningocócica ocorre por meio das vias respiratórias, no contato com secreções, gotícula do nariz e da garganta expelidas pela fala, tosse e espirro. A propagação é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação. Pessoas residentes na mesma casa, que compartilham dormitórios ou alojamentos, estão suscetíveis ao contágio que também pode ocorrer em creches, escolas, acampamentos ou locais em que há aglomeração de pessoas.

Notícias Relacionadas

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital