Medidas restritivas à circulação de pessoas começam em Campos Novos

Silvio Alexandre Zancanaro anunciou a possibilidade de um lockdown

Por Redação em Covid-19

31/07/2020 13:36

Medidas restritivas à circulação de pessoas começam em Campos Novos

O prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro, anunciou que as medidas anunciadas na quarta-feira em reunião com os prefeitos do Meio-Oeste e Planalto Sul e regional de Saúde do Meio-Oeste, começam a valer nesta sexta-feira (31). Um novo decreto deve sair nesta tarde, com medidas mais restritivas à circulação de pessoas por causa do coronavírus. Ele informou em entrevista a Rádio Cultura.

A partir de hoje até 16 de agosto, período de 14 dias, os bares poderão funcionar até às 18 horas de segunda a sexta-feira. No fim de semana, devem permanecer fechados. Restaurantes e lanchonetes poderão funcionar até às 22h, todos os dias. Nas lojas de conveniência, ficam proibidos a permanência de pessoas e consumo de bebidas após às 18h. Missas e cultos religiosos com presença de fiéis ficam proibidos nesses 14 dias. Conforme o prefeito, as fiscalizações serão ampliadas a partir de hoje.

O prefeito anunciou a possibilidade de endurecimento a partir de segunda-feira numa nova reunião com a regional de Saúde. Ele não descartou um lockdown em nível regional, a versão mais rígida do distanciamento social para desacelerar a propagação do novo coronavírus, permitindo apenas a circulação da população para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais.

O aumento de casos de Covid-19 e lotação de leitos nos hospitais, levou o governo do Estado a considerar situação gravíssima desde 21 de julho na região. Por conta da situação urgente, a Central de Operações de Emergência de Saúde (COES) do governo do Estado, recomendou aos gestores públicos, que aprimorem a fiscalização de estabelecimentos para adequação sanitária, implementem ações de restrição que impactem efetivamente na movimentação de pessoas, como suspensão de comércios não essenciais, como academias, bares, restaurantes e comércio em geral, assim como serviços públicos não essenciais, a entrada de novos hospedes no setor hoteleiro, eventos e reuniões públicas e privadas, suspensão de cirurgias eletivas que não sejam “tempo-sensíveis” e restrições às indústrias para operarem em capacidade mínima.

Campos Novos, de acordo com o boletim da Secretaria de Saúde de ontem (30), são 155 casos ativos no município, além da quinta morte relacionada a Covid-19 na manhã dessa sexta-feira. A disponibilidade de leitos de UTI para pacientes adulto Covid na macrorregional Meio-Oeste e Serra é de 10 leitos, nos hospitais de Lages, Curitibanos e Caçador. São 78 leitos ativos, 68 ocupados e uma taxa de ocupação de 87,18%, conforme boletim do governo das 11h de hoje. Estão lotados os leitos dos hospitais de Concórdia, Joaçaba e Videira. Em todo o estado, a taxa de ocupação das UTIs é de 81,66%.

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital