Justiça indefere candidatura de Luiz Antônio Zanchett em Abdon Batista

Decisão saiu nesta quinta-feira, pelo motivo do candidato estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa

Por Redação em Eleições 2020

15/10/2020 17:52

Justiça indefere candidatura de Luiz Antônio Zanchett em Abdon Batista

 

Em primeira instância, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de Luiz Antônio Zanchett (PSD), o Abelha, candidato a prefeito de Abdon Batista pela coligação “Por Um Abdon mais humano”. A decisão assinada pelo juiz José Antônio Varaschin Chedid da 52ª Zona Eleitoral de Anita Garibaldi, foi publicada na tarde desta quinta-feira (15). A agremiação já foi intimada caso queira substituir o candidato, com prazo até 25 de outubro.

O pedido de impugnação foi oferecido pelo Ministério Público Eleitoral após ser constatado que o candidato foi condenado em órgão colegiado (Tribunal de Justiça), o que o enquadra nos critérios de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa. Abelha foi condenado no fim de 2019, em fatos desdobrados na Operação Fundo do Poço por crimes de corrupção passiva, dispensa indevida de licitação e fraude à licitação, o que segundo o juiz, são crimes que atingem a fé pública, a administração e o patrimônio público.

Em sua defesa, o candidato explanou sobre o julgamento dos embargos de declaração publicado ontem (14) pelo Tribunal de Justiça, aos quais foi dado provimento parcial para esclarecimento de obscuridade na aplicação da multa, ainda com prazo em aberto para propor recurso visando efeito suspensivo. O promotor eleitoral rebateu, dizendo que o julgamento dos embargos não gerou efeito infringente, ou seja, sem possibilidade de efeito suspensivo da sentença condenatória, a qual fundamentou a impugnação.

Ao indeferimento, ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC). Contatada pela reportagem, tanto a defesa quanto a coordenação de campanha, não manifestaram nenhuma resposta até a publicação dessa matéria.

 

Justiça indefere candidatura de Luiz Antônio Zanchett em Abdon Batista

Notícias Relacionadas

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital