Infinity Pneus e Rodas investe na internet para crescer

A empresa camponovense é reconhecida nacionalmente por proporcionar um novo visual aos automóveis

Por Redação em Vitrine

23/06/2020 17:26

Infinity Pneus e Rodas investe na internet para crescer

No centro Giovanni com os colaboradores Maikon Dombrovski e Emilly Palhano Ferreira, responsáveis pelas vendas on-line

O isolamento social provocado para conter o avanço da pandemia da Covid-19 trouxe um efeito imediato para muitos negócios, sobretudo aos pequenos: a necessidade de se digitalizar e de usar as ferramentas tecnológicas hoje à disposição de todos. Mercadinhos, papelarias, lojas de roupas, sapatos e brinquedos, que usavam a tecnologia apenas para o básico de seus processos administrativos e contábeis, viram no E-commerce uma possível solução para seguirem na ativa e manterem as vendas.

A redação da Folha conversou com o empresário Giovanni Iarrocheski, proprietário da Infinity Rodas e Pneus, com lojas físicas em Campos Novos e em Lages, além de ser um dos pioneiros do E-commerce na região de Campos Novos, visualizando a internet como caminho para empreender, crescer e conquistar clientes no mundo inteiro. Ele começou com as vendas on-line há 10 anos e compartilha sua experiência com o E-commerce.

A empresa que começou em Treze Tílias em 2002 mas que escolheu transferir sua sede para Campos Novos em 2006, apostou na representação de marcas renomadas internacionalmente em pneus e rodas, aliando à isso, a distribuição em atacado para todo o Brasil. Em 2013, passou a fazer parte da Infinity, a empresa Campos Pneus, trabalhando com importação de pneus de diversas marcas.

Ao perceber a demanda de consumidores que vinham de fora para buscar seus serviços, principalmente da cidade de Lages, Giovanni decidiu abrir uma filial no ano de 2015 na capital da Serra, otimizando a distribuição de rodas e pneus para todo país, através de dois centros de distribuição. As duas empresas contam hoje com cinco funcionários na Matriz e nove funcionários na filial de Lages. Na filial, o empresário conta hoje com dois sócios, que no início eram colaboradores.

Com site de vendas no ar há 10 anos, Giovanni conta que com o aumento das vendas online optou por se especializar em E-commerce nos últimos quatro anos. Setorizou a loja física e passou a atuar somente na administração das vendas pela internet. Ele e outros dois colaboradores prestam atendimento a todo Brasil, principalmente para as regiões Norte e Nordeste e também no exterior.

Considerando o baixo custo para trabalhar com E-commerce, Giovanni diz que hoje o faturamento das vendas on-line equivale ao valor de suas duas lojas físicas juntas. No início da pandemia, o empresário sentiu o impacto negativo com a pausa no setor de transportes e distribuição, porém, com o retorno das atividades, percebeu que o isolamento social mudou o comportamento de consumidores, especialmente por congregar aqueles que não estavam tão presentes ou pouco ativos no online.

“O ano, apesar da situação atual tende a ser um dos mais extraordinários para o setor. A crise da saúde aumentou significativamente o número de vendas”, avalia. O otimismo se estende ainda em relação as vendas nas lojas físicas, que por conta da baixa de vendas de carros novos nos últimos meses, aumentou a demanda do setor de manutenção de carros usados, e consequentemente, o número de vendas dos seus produtos.

Nesse mês de junho, a Infinity conquistou o selo Mercado Livre Platinum na plataforma de vendas online Mercado Livre, hoje seu principal canal de vendas on-line. Com mais de três mil anúncios no site, resultado de anos de dedicação, a Infinity Pneus e Rodas se estabelece como uma das cinco empresas nacionais no ramo de pneus e rodas a melhor atender as demandas dos clientes. A conquista do selo representa que a empresa possui uma reputação impecável, fundamentada no número de vendas e no feedback obtido através das avaliações feitas por clientes satisfeitos.

A estratégia adotada para os resultados positivos na internet é a fidelização, o que não é segredo para qualquer empresa, desde oferecer uma boa experiência de atendimento, oferecer os melhores produtos do mercado, no entanto, um diferencial, que parece o oposto da digitalização, é humanizar todas as etapas do atendimento, conquistando o respeito e a confiança dos clientes, mantendo-se à disposição para sanar dúvidas e comentários.

Como dica para os consumidores, Giovanni cita alguns cuidados básicos para uma melhor experiência ao comprar pela internet, como buscar as avaliações e a reputação do vendedor, comprar em plataformas que já possuam nome reconhecido como o Mercado Livre, e que tenham todos os direitos assegurados ao finalizar a compra e a certeza da procedência dos sites de venda na hora de fornecer seus dados pessoais. Com isso, Giovanni garante que a experiência com e-commerce tende a ser positiva e satisfatória tanto para quem compra como para quem vende.

História de empreendedor

Em 2001, um jovem de Caçador chegava a cidade de Campos Novos para trabalhar como borracheiro, prestando mão de obra. Conhecendo diversas pessoas e contatos do ramo automotivo, o jovem resolveu montar um negócio próprio em Treze Tílias, voltado a revenda de pneus e rodas, além de prestar serviços de recapagem. “Tudo o que tínhamos na loja era em consignação. Começamos de forma muito pequena, tínhamos poucos jogos de pneus na loja”, disse o empresário.

Mas, a tranquilidade da cidade de Treze Tílias, o fraco movimento, não estava mais satisfazendo o jovem. Percebendo que existia no nicho de veículos de passeio uma oportunidade de investimento e crescimento, e encontrando uma sala comercial disponível, Giovanni fez a venda de todo estoque, retornando a cidade que o acolhera em outros tempos. Foi assim, que em 2006 o empresário começou a história da Infinity em Campos Novos.

Hoje a empresa comercializa rodas e pneus comuns e esportivos, onde os clientes poderão encontrar cerca de 900 modelos e uma variedade de marcas, tamanhos e preços. Os preços geralmente aumentam de acordo com o tamanho da roda, levando em consideração o modelo do carro e a marca das rodas desejadas. Além da venda de pneus e rodas, a Infinity revende assessórios automotivos, presta serviço completo de montagem, balanceamento, geometria, troca de óleo, escapamentos e parte leve de suspenção e freios.

O que é o E-commerce?

O E-commerce é uma ferramenta de vendas online onde todo o processo e finalização da compra se dá por meio digital, o que amplia os horizontes e possibilita que a fronteira para os negócios deixe de existir, e vem se atualizando e se adaptando ao longo dos anos, conforme as necessidades dos fabricantes, comerciantes e revendedores, bem como o avanço das tecnologias e culturalmente, vem moldando a forma com a qual os consumidores se comportam quando o assunto é compras pela Internet. É uma modalidade de comércio que vem ganhando cada vez mais espaço no meio empreendedor.

Notícias Relacionadas

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital