Homens terão atendimento em unidades de saúde neste sábado

Evento é alusivo ao Novembro Azul, com atendimentos médicos e solicitações de exames preventivos

Por Redação em Saúde

19/11/2020 11:03

Homens terão atendimento em unidades de saúde neste sábado

Neste mês de novembro, as atenções ficam voltadas à saúde do homem. A campanha Novembro Azul busca conscientizar sobre as doenças masculinas, em especial o câncer de próstata, que de acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) é a segunda doença que mais mata homens em Santa Catarina. O câncer de próstata é silencioso e apresenta sintomas apenas nos estágios mais avançados, por isso a importância da prevenção.

A Secretaria de Saúde de Campos Novos abre todas as unidades de saúde neste sábado (21), das 8h às 11h e das 13h às 16h para abordar o cuidado integral da saúde do homem, ação alusiva ao Novembro Azul. Nas unidades de saúde e no PAM, os homens terão acesso à atendimento médico, de enfermagem e odontológico, com consulta de rotina, aferição de pressão, conferência de glicose e agendamentos de exames de rotina.

Dentre estes exames, pode ser solicitado o exame sanguíneo preventivo da próstata (PSA). De acordo com o enfermeiro Kléber de Araújo, coordenador da atenção básica, o exame PSA será indicado apenas para homens acima de 50 anos, com histórico de câncer na família ou que tenha alguma queixa referente a sinais e sintomas clínicos à próstata.

“Fazemos um convite à população masculina, onde o principal foco é na prevenção da saúde, uma vez que, muitos homens não têm costume de ir muito ao médico. O público masculino poderá receber orientações de nossas enfermeiras, realizar a consulta com dentista, médico, além de ter acesso a alguns testes rápidos como DST que estaremos disponibilizando”, comentou Kléber.

Campanha de vacinação prorrogada

Devido à baixa cobertura vacinal, a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação foi prorrogada até 30 de novembro. Neste sábado, concomitante as ações do Novembro Azul e nos mesmos horários, os postos de saúde realizam o Dia D de Vacinação para adultos, crianças e adolescentes com intuito de atualizar as cadernetas de vacinação.

Já a campanha de vacinação contra a poliomielite, que em Campos Novos está em 87,05% de cobertura sobre o público alvo, o foco são crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. Nas salas de vacina municipais, o atendimento é diário, sendo no PAM, das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia; posto de saúde do Bairro Nossa Senhora Aparecida, das 7h30 às 16h, sem fechar ao meio dia e no posto de saúde do Bairro Senhor Bom Jesus, das 8h às 12h.

Notícias Relacionadas

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital