Família Zortéa participa de programa de televisão produzido pela Fecoagro

A reportagem vai ao ar nesta sexta-feira, pelo Canal Rural e Record News

Por Redação em Folha no Campo

27/05/2020 18:43

Família Zortéa participa de programa de televisão produzido pela Fecoagro

A entrevista foi realizada no mês de fevereiro

“Meus avós vieram da cidade de Zortéa, na Itália. Lá tem uma placa bem grande, esculpida, onde está escrito: nossos velhos plantaram os bosques e mantiveram, criando raízes. E a meta é também criar raízes no Brasil”. As palavras são do empresário e produtor rural Eduardo Ernesto Zortéa, narrando sobre a origem de seus avós paternos antes de vir para o Brasil e começar os negócios por aqui.

Além de Eduardo – um visionário que não se cansa de inovar; seu irmão mais velho, Elói Zortéa, também conversou com o jornalista Sebastião Garcia. Os irmãos Zortéa contaram parte da história da família durante a entrevista para o quadro “Gente que fez e Gente que faz o Agronegócio” na Resenha do Cooperativismo da TV Coop. A entrevista foi realizada no mês de fevereiro, antes da pandemia.

Vindos de uma família de oito irmãos, filhos de Dona Élis e Seu Ernesto Zortéa, Eduardo e Elói carregam muitas lembranças, com histórias de orgulho e gratidão. Quando crianças moravam em Capinzal (SC) e há mais de 50 anos chegaram ao município de Campos Novos (SC), uma cidade com poucos investimentos e grandes áreas rurais na época, indicando um cenário favorável para os negócios. A mudança veio num caminhão e a família numa Kombi. Eles investiram na região, compraram terras e criaram estratégias para movimentar e fortalecer o agronegócio, além do fortalecimento dos setores comerciais e industriais, no país.

Associados da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), desde a fundação, eles são reconhecidos pelo trabalho, especialmente com a produção de gado e grãos. Os irmãos ajudaram a fundar a cooperativa e seu Elói já foi um dos diretores. “Nós éramos produtores comuns. E aos pouquinhos nos unimos e formamos nossa própria cooperativa”, orgulha-se por ser um dos fundadores da Coocam.

Família Zortéa participa do programa da TV Coop

Seu Elói, aos 78 anos de idade, não está mais nas atividades do campo diretamente, mas é na fazenda que passa maior parte do tempo. “Esse aqui é o melhor lugar. Você quer coisa melhor do que isso aqui?”, comenta. O gerente de seus negócios, Luiz Carlos Paggi é como um filho e acompanha seu Elói na fazenda, na cidade e em todas as atividades. É o seu braço direito nos negócios.

Eduardo Zortéa, com 74 anos de idade, ainda acompanha todos os seus negócios. Na fazenda conta com o apoio do filho Juliano e nos negócios da cidade, seu suporte diário é a filha Emanuelle. Um de seus empreendimentos – a Estrutural Zortéa – produz máquinas, equipamentos, peças e toda a estrutura para movimentação de grãos no Brasil e no exterior, além de armazéns, portos e grandes indústrias. “Tem que ter paixão. Quando se tem paixão, o que se faz? O melhor!”, diz Eduardo Zortéa durante a entrevista. 

A reportagem especial vai ao ar na sexta-feira (29/5), às 6h da manhã pelo Canal Rural e às 12h30 na Record News de Santa Catarina, através da parceria com a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro). As famílias Debastiani e Fadel, associadas da Coocam, também já participaram do programa de televisão de abrangência nacional.

Notícias Relacionadas

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital