Drone será usado para identificar focos do mosquito da dengue

Setor de Endemias e Amplasc firmam parceria no combate ao mosquito da dengue

Por Redação em Saúde

14/02/2020 13:37 - Atualizada em 14/02/2020 13:37

Drone será usado para identificar focos do mosquito da dengue

Armadilhas onde foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti em Campos Novos

A Equipe de Controle de Endemias de Campos Novos e a Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), firmaram parceria nesta semana para a utilização de drone da Associação para mapear, identificar e tratar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. O objetivo é observar a situação das empresas e residências, chegando às áreas de difícil acesso como calhas, caixas d´água, áreas abandonadas, entre outras, que possam impossibilitar o acesso dos agentes no combate à proliferação do mosquito.

Conforme Ricardo Silva, gerente da Vigilância Sanitária, o trabalho de monitoramento com drone deve começar na próxima semana pelo bairro Boa Vista, com possibilidade de estender a outros bairros. Antes, as empresas e locais monitorados serão comunicados por meio de ofício, dos sobrevoos do drone sobre suas propriedades. Caso haja o registro de possíveis pontos de água parada ou outros fatores favoráveis a proliferação do mosquito, será enviado um ofício ao proprietário para que o mesmo adote as medidas necessárias para resolver o problema. Caso não sejam adotadas providências, será multado.

Dois focos em 2020

Nas últimas semanas, dois focos do mosquito foram encontrados em armadilhas montadas pela Equipe de Endemias de Campos Novos, com testes laboratoriais positivos. Na terça-feira (04/02), no bairro Boa Vista e na terça-feira (12/02), no bairro São Sebastião. Não há registro de pessoas infectadas pelo mosquito no município. Ao todo são 113 armadilhas espalhadas pela cidade e em pontos estratégicos, como borracharias, mecânicas e cemitérios. Em 2019 foram encontrados 38 focos do mosquito da dengue só no bairro Boa Vista.

Notícias Relacionadas

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital