Cerca de 70% da população vai continuar comprando online, mesmo após a pandemia

Por Drialli Dalazen, Publicitária, Pós-Graduada em Marketing Digital e Mídias Sociais

Por Redação em Vozes

16/07/2020 14:08

É inegável que a transição das empresas para o ambiente digital já vinha ganhando muita força nos últimos tempos. Se algumas ainda não consideravam ter presença online, a pandemia acelerou esse processo. O isolamento social trouxe impactos significativos para a economia e, para não perder lucro e facilitar o contato com os clientes, muitas empresas aumentaram a atuação digital para começarem a vender pela internet.

De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, montar um e-commerce não é algo tão simples e rápido, exige planejamento e muito investimento, principalmente para garantir a segurança de toda a operação. Por isso, uma das medidas mais simples para pequenas empresas, foi a opção de vender online e apostar no atendimento pelas mídias sociais e aplicativos de bate-papo. Alguns estabelecimentos se mantem abertos apenas para atender pedidos delivery via redes sociais ou aplicativos.

Um outro dado muito interessante é que cerca de 70% da população pretende comprar mais em sites e aplicativos, mesmo após pandemia, indica pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O estudo também conclui que compras via e-commerce estão cada vez mais comuns devido ao aumento da confiança e diminuição de alguns receios e inseguranças que existiam antes do coronavírus.

E neste momento fica ainda mais nítido de que não adianta mais ser telefone fixo em tempos de WhatsApp. Hoje é o consumidor que define o comportamento de compra.

Cada vez mais as marcas buscarão formas de interagir, vender e se posicionar digitalmente. E se você faz parte da parcela que está começando a se aventurar neste meio, gerenciando a própria comunicação da empresa, destacamos 5 dicas que podem te ajudar:

1. Atendimento online

É preciso entender que o atendimento online não é diferente do presencial, o cliente precisa ser respondido com cordialidade, seja simpático, use emojis para expressar suas reações. Pesquisa aponta que os clientes dão preferência para as empresas que respondem rápido.

2. Informações atualizadas

Mantenha as suas redes sociais atualizadas, informe qual a melhor forma de entrar em contato. Quais as formas de pagamento que você aceita, se faz delivery do seu produto. Facilite o contato informando seu WhatsApp.

3. Apresente os fatos

Usando um dos ensinamentos do famoso publicitário David Ogilvy: apresente os fatos. Nunca poste uma foto ou vídeo de produto ou serviço sem explicar o que é, quais os benefícios e quais os diferenciais que ele oferece. Parta sempre do pressuposto que seu cliente não sabe o que você faz. Acredite, os clientes se interessam pelas informações. Evite legendas que não dizem nada, não informam, o famoso lero lero. Entregue um conteúdo autêntico, lembre-se que o que vale é a qualidade dos posts e não a quantidade. Para isso use fotos, vídeos, varie os formatos. Não poste apenas o seu produto/serviço, poste curiosidades, mostre os bastidores da empresa, conte sua história.

4. Não envie Spam

Essa dica é muito importante: não invada o espaço das pessoas. Não mande mensagem promocional no espaço privado, isso pode ser considerado spam e causar uma imagem negativa, tente achar formas mais criativas de postar conteúdo e atrair clientes. Uma das dicas de ouro é: estudar para entender melhor como as ferramentas funcionam. Existe uma infinidade de conteúdos de altíssimo valor na internet que podem te ajudar nessa jornada. Sabe qual a melhor parte? Muitos conteúdos estão disponíveis gratuitamente.

5. Planeje sua comunicação

Faça um planejamento, mantenha uma frequência de postagens. Invista em um site quando puder, assim você permite que seu negócio seja encontrado por muito mais pessoas e também pode fornecer um número maior de informações sobre a sua empresa. Pense com carinho em comprar domínios de e-mail personalizados com o @ da sua empresa, isso vai passar mais profissionalismo e confiança. E quando puder, profissionalize a comunicação contratando profissionais capacitados para fazerem isso por você.

São dicas aparentemente simples, mas que podem ajudar a ter uma nova perspectiva de como atuar neste meio. Busque sempre o conhecimento e o aperfeiçoamento, invista em comunicação na medida das suas possibilidades, com constância, carinho e cuidado. Quando tudo isso passar, e vai passar, sua empresa estará organizada e atingindo cada vez mais resultados.

Cerca de 70% da população vai continuar comprando online, mesmo após a pandemia

A Publicitária Drialli Dalazen é sócia da Reação Comunicação

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