Campos Novos terá 1º Stammtisch

Evento da cultura germânica quer promover um encontro de amigos neste domingo, na Praça Arlindo Bess

Por Redação em Cidades

14/03/2020 11:30 - Atualizada em 14/03/2020 11:30

Campos Novos terá 1º Stammtisch

A tradição do Stammtisch em Blumenau, agora em Campos Novos

Muitas vezes os gestos mais simples nos proporcionam os momentos mais felizes das nossas vidas. Um encontro com amigos, por exemplo, “uma carninha” e cerveja, pronto, pode se tornar um fato inesquecível em nossas memórias. Aqueles momentos de riso, aquela trapalhada do companheiro ou até mesmo aquela história difícil de acreditar, sempre sai de uma roda de amigos. E assim surgiu o Stammtisch, um encontro entre amigos.

A exemplo de outros municípios catarinenses, Campos Novos também vai aderir a este formato de festa e neste domingo (15/03), acontece o Stammtisch Campos Novos 1º edição. O evento, que faz parte do calendário do aniversário município, acontece na Praça Arlindo Bess (praça da Rodoviária), das 9h às 17h30. Haverá atrações musicais, com a presença de Imigrant Folk e Manashanas.

O 1º Stammtisch é realizado pela Prefeitura Municipal de Campos Novos e as 10 tendas disponibilizadas para os grupos interessados já foram todas destinadas por meio de sorteio. Cada grupo doou 10 quilos de alimentos que serão destinados a entidades do município. No entanto, as pessoas podem reunir seus grupos e participar neste sábado, basta levar sua comida e bebida e aproveitar os momentos entre amigos.

O que Stammtisch?

Stammtisch é uma tradição da cultura germânica que remete aos séculos passados. Naquela época, após um dia árduo de trabalho, os lenhadores alemães cortavam uma árvore ao meio e usavam seu tronco para uma reunião com comida, bebida e discussão dos então atuais problemas profissionais e da sociedade. Do alemão, Stammtisch é uma união das palavras Stamm, que significa tribo ou tronco, e Tisch, que significa mesa. Então, em uma tradução literal, a palavra representa a “mesa da tribo”.

Na Alemanha e Áustria, Stammtisch é um local reservado onde os amigos se encontram para beber, comer e conversar, seja em um bar, choperia ou restaurante. Já no Brasil, mais especificamente em Santa Catarina, o encontro ganhou outros ares. Em tom de festa, os grupos se reúnem em tendas nas ruas, onde bebem chopp e cervejas artesanais, desfrutam da gastronomia local e celebram a amizade. Esse formato de festa alemã Stammtisch realizado na rua, com a alegria e a festividade características do povo brasileiro, é pioneiro. Não existe em nenhuma outra parte do mundo, somente em nosso país.

Notícias Relacionadas

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital