Campos Novos registra primeiros casos de coronavírus

Os dois primeiros pacientes não apresentavam sintomas. Já o terceiro estava em monitoramento.  

Por Redação em Covid-19

22/05/2020 16:12

Campos Novos registra primeiros casos de coronavírus

Secretaria de Saúde reforça cuidados de higiene para evitar contágio.

 

Campos Novos entrou na sexta-feira (15), para a lista dos casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina. Em menos de uma semana, foram três casos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os dois primeiros pacientes eram assintomáticos para a infecção e realizaram exames particulares. A pasta informou que ambos estão bem, realizando tratamento em casa e em isolamento social. Os demais contatos e familiares dos pacientes também não apresentam sintomas, mas seguem em monitoramento pela Secretaria de Saúde.

O primeiro caso foi confirmado sexta-feira, um homem de 32 anos que reside e trabalha em Campos Novos, porém, tinha dado entrada em uma instituição de saúde no município de Ibicaré onde realizaria tratamento de saúde, por isso o paciente foi testado naquele município, seguindo o protocolo do estabelecimento por meio de exame particular. “Segundo um familiar próximo, o paciente foi testado novamente e os valores de referência do exame já diminuíram, o que se compreende que está evoluindo para cura”, diz a nota da Prefeitura de Campos Novos.

Outro caso foi confirmado na terça-feira (19), um rapaz de 27 anos que estava a cerca de duas semanas viajando a trabalho. Em seu retorno, após passar por diversos estados do País, o jovem cumpriu o protocolo de segurança da empresa e realizou o teste num estabelecimento de saúde particular do município. Mesmo assintomático, o resultado deu positivo para o coronavírus.

Na quarta-feira (20), um terceiro paciente testou positivo para a doença, com 20 anos. Ele teve contato possivelmente com familiares contaminados na cidade de Xanxerê. Diferente dos outros dois casos confirmados, este paciente apresentava sintomas e estava em monitoramento. Na segunda-feira (18), a secretaria coletou material de exame e enviou ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis. O jovem já apresentou melhora e permanece sendo monitorado em isolamento domiciliar, segundo a secretaria.

A Secretaria informou que as pessoas as quais os pacientes tiveram contato nos últimos dias só passarão por testes se vierem a apresentar sintomas, com procedimento de investigação epidemiológica em andamento. De forma voluntária, duas pessoas que tiveram contato com o primeiro paciente realizaram teste rápido em clínica particular, cujos resultados deram negativo para a covid-19. Existe a real possibilidade de haver outros casos no município, por isso a Secretaria reforça os cuidados recomendados pelos órgãos oficiais da saúde.

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital