Campos Novos é a cidade mais violenta de SC

A PM pretende implementar projetos de combate ao crime

Por Redação em Segurança

18/11/2021 16:59

Campos Novos é a cidade mais violenta de SC

Nesta tarde de quinta-feira (18), a Polícia Militar (PM), Instituto Geral de Perícia (IGP) e Polícia Civil (PC) de Campos Novos (SC) se reuniram para apresentar dados e estratégias para o combate ao crime e a violência na cidade, além da apresentação de dados. A imprensa e os vereadores Pedroso e Mochila estiram presentes.

Campos Novos é a cidade mais violenta de SC

Neste ano de 2021, a PM de Campos Novos atendeu 1.675 ocorrências até 16 de novembro. 423 abordagens a veículos, abordagem pessoal e averiguação, sendo aproximadamente 25% do total de ocorrências.

Neste ano, a cidade já soma 11 homicídios dolosos consumados e oito tentativas, colocando Campos Novos como a cidade mais violenta do estado de Santa Catarina, com 27,18 mortes a cada 100 mil habitantes (2021), quase três vezes acima da média estadual, de 10,71, e a frente de cidades como Joinville (14,06), Lages (14,6), Florianópolis (10,18), Criciúma (10,22) e Chapecó (14,52).

Entre as estratégias para o combate ao crime, está a unificação de informações entre PM e PC por meio de criação de um canal único de informações, a intensificação da rota policial e melhorar a produção de provas a serem encaminhadas ao IGP.

O novo tenente do Batalhão, Francisco, pretende colocar uma viatura, com os mesmos policiais, para ficar em determinada região, para criar vínculo com a comunidade. A ideia é uma viatura no Bairro Aparecida, uma no Conjunto Habitacional Integração e uma no centro e demais regiões.

O primeiro passo, apresentado pelo tenente, é retomar o domínio do território, que hoje é dominada pelo tráfico. Posteriormente implantar programas de prevenção ao crime.

Entre as ações para retomar o território, está o aumento da concentração do efetivo em áreas de risco, operações divisão da área territorial por setores com base no mapa criminal.

Os homicídios e tentativas são concentradas no Bairro Aparecida e Integração.

Após o domínio do território, a PM pretende programar projetos de prevenção e incentivo a denúncias ao crime.

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital