Arte a tradição camponovense em Vacaria

Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição participa do 33º Rodeio Internacional

Por Redação em Cultura

13/02/2020 13:44 - Atualizada em 13/02/2020 13:44

Arte a tradição camponovense em Vacaria

Invernada Adulta do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição de Campos Novos

De 7 a 10 de fevereiro, o Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição de Campos Novos participou do maior rodeio da América Latina, o 33º Rodeio Internacional de Vacaria. A equipe campovense fez bonito e encheu a sala do palco mais famoso de Vacaria com as danças Anú, Sarrabalho, Chotes Carrerinho e Queromaninha, vestindo uma indumentária muito elogiada pelo público e jurados. Destaque também para a prenda Maria Eduarda Lorini que conseguiu classificação no concurso de Interprete Vocal Prenda Adulta.

“Foi uma preparação intensiva nas danças, ensaiamos em janeiro praticamente todos os dias de domingo a domingo, suamos muito a camisa, ensaiamos 18 temas para sortear quatro, um pouco antes da apresentação como manda a regra. Ir para Vacaria exige uma preparação muito grande de ensaios, investimento em musical competente, indumentária nova e muita dedicação”, conta Giovani Primieri, patrão e instrutor do Celeiro da Tradição.

Giovani, que também se dedica a criar peças da indumentária tradicionalista, conta um pouco desse trabalho. “Fiz um trabalho de indumentária com um cuidado que a muito tempo não tinha. Como figurinista, vesti sete grupos para este rodeio sendo quatro deles finalistas, mas para o nosso Celeiro da Tradição a dedicação foi minuciosa, mostrando riqueza do artesanato em bordados, flores de tecido, peças adequadas, cores e modelos consoantes às prendas lindas que temos, afora a indumentária dos peões que para a mesma investimos bastante em facas, esporas, palas de seda e chapelaria nova”, explicou.

Giovani agradece ainda toda a diretoria, pais, amigos, elenco, músicos, costureiras e artesãos que somados ao trabalho do grupo, fizeram este momento acontecer, pois foi a primeira aparição de um grupo camponovense no palco do Rodeio de Vacaria. O Conjunto conta com patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S.A, através da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do projeto “Celeiro da Tradição – Danças do Folclore Antigo”, além de vários apoiadores, como SuperLucas e Castanhel. 

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital