Agronegócio foi responsável por 68,3% das exportações em 2019

Santa Catarina respondeu em 2019 por 6,4% do total exportado pelo agronegócio brasileiro

Por Redação em Folha no Campo

11/06/2020 00:00

Agronegócio foi responsável por 68,3% das exportações em 2019

No ano passado o agronegócio catarinense alcançou o índice histórico de 68,3% de participação no valor total das exportações de Santa Catarina. O Valor Bruto de Produção (VBP) da agropecuária catarinense cresceu 6,7% entre 2018 e 2019. Em 2019 o valor da produção de suínos superou, pela primeira vez em 20 anos, o valor da produção de frangos, ficando na primeira posição na composição do VBP da agropecuária.

Esses são alguns dos resultados apresentados nas publicações Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2018-2019 e Indicadores de desempenho da agropecuária e do agronegócio de Santa Catarina: 2018 e 2019, lançadas na terça-feira (9), em evento on-line. As duas publicações são produzidas anualmente pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) e o lançamento, que normalmente é feito em março em Florianópolis, foi adiado por conta do isolamento social para conter a pandemia da Covid-19.

O frango é o item mais importantes na carteira de exportações do agronegócio catarinense. De acordo com as publicações, do total de US$ 5,1 bilhões exportados pelo agronegócio em Santa Catarina em 2019, US$ 2,2 bilhões foram gerados pela avicultura. Já com relação aos suínos, as publicações mostram que mais da metade do exportado pelo Brasil no ano passado saiu de Santa Catarina. O Estado catarinense produziu ainda quase a metade da banana e dos móveis de madeira vendidos pelo Brasil a outros países no ano que passou.

Santa Catarina respondeu em 2019 por 6,4% do total exportado pelo agronegócio brasileiro. “É um número expressivo, se considerarmos que nosso Estado ocupa apenas 1,3% do território nacional”, avalia Toresan. Ele lembra que as agroindústrias de carnes e moveleira têm grande participação nesse resultado. Em 20 anos, essa é a primeira vez que os suínos ultrapassam a frangos em valor de produção em Santa Catarina. Além destas duas cadeias produtivas, leite e soja também se destacaram na composição do VBP em 2019.

 

Notícias Relacionadas

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital