Abdon Batista terá um dos maiores empreendimentos turísticos da região

Assinada a ordem de serviço para a construção da Marina. Empresa terá cinco meses para concluir as obras

Por Redação em Cidades

07/07/2020 17:12

Abdon Batista terá um dos maiores empreendimentos turísticos da região

Projeto 3D da Marina de Abdon Batista

O prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmória, assinou na tarde de segunda-feira (6), a ordem de construção da Marina, importante obra de infraestrutura turística que irá fomentar a economia do município. A assinatura foi realizada no gabinete da prefeitura, com a presença dos profissionais da Amplasc que participaram diretamente na elaboração e licenciamento da obra, e do representante da empresa vencedora da licitação, a Florpan de Campos Novos, João Fernando Fornara.

O valor a ser investido será de aproximadamente R$ 3,3 milhões através de empréstimo contraído pelo município junto a Caixa Econômica Federal, por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). O prazo de conclusão das obras é de cinco meses e compreende estrutura física, píer flutuante principal de atracagem de embarcações e deck. A terraplanagem para a construção da marina já foi feita no fim do ano passado.

O empreendimento

O empreendimento está localizado às margens do Rio Canoas, no município de Abdon Batista, e contempla o contato com a natureza, a interação humana a geração de novos empregos, recursos econômicos e o desenvolvimento do turismo local e regional. Com layout moderno, a Marina irá oferecer infraestrutura adequada para passeios com embarcações, lazer dos turistas e visitantes, como píeres para embarcações náuticas, estacionamentos, garagens para embarcações, vestiários, sanitários, mirantes, restaurantes e bares.

O objetivo do município após concluídas as obras, é conceder o empreendimento para a iniciativa privada, por um período de 30 anos. O projeto completo, compreende a ampliação da estrutura de atracagem, com a construção de novos piers, no entanto, após concluída essa primeira fase, já dará condições e funcionalidade para o início da operação.

O município de Abdon Batista dispõe de belas paisagens e recursos naturais, margeado por mais de 40 quilômetros de lagos formados pelas usinas hidrelétricas Campos Novos e Garibaldi no Rio Canoas. “A construção da Marina irá fomentar o turismo náutico e o desenvolvimento econômico através da geração de emprego e renda na sede, interior do município e em toda a região”, destaca o prefeito Lucimar Antônio Salmória.

Estudo de viabilidade

Ainda na segunda-feira (6), o Sebrae/SC entregou ao prefeito, os estudos de viabilidade econômica das infraestruturas turísticas da Marina e do Parque Aquático de Abdon Batista, o último em fase de construção. Segundo a consultora de turismo, Karla Hall, o estudo técnico vem garantir a certeza desses investimentos no município. “As infraestruturas são inovadoras na região e são uma alternativa a mais de emprego e renda. O estudo conta com dados conservadores e com resultados bastante positivos em um curto espaço de tempo”, destaca.

De acordo com o prefeito Lucimar Salmória, o estudo é um pré-requisito exigido pelo Tribunal de Contas do Estado, para o processo de concessão para exploração de atividades no Parque Aquático e na Marina. “Sem esse estudo não seria possível fazer com que a iniciativa privada seja a operadora dessas infraestruturas turísticas. Diante dos resultados apontados podemos afirmar que teremos muitos interessados em fazer a operação tanto do Parque Aquático quanto da Marina”, enfatiza o prefeito.

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital