Cuidado com o PIX

Leia o artigo da advogada Liana Ramos sobre fraudes relacionadas à nova modalidade de pagamento on-line

Por Redação em Vozes

09/10/2020 12:50

Ouça o Podcast:

Conforme dados levantados pelo Banco Central, até as 18 horas de terça-feira, dia 10, havia sido realizado cerca de 10,1 milhões de cadastros no novo sistema de pagamento, batizado com o nome de PIX.

Com o cadastro da chave PIX junto aos bancos e instituições financeiras será possível a identificação mais facilitada dos usuários que o aderirem. A chave de acesso fornecida pelo recebedor será por meio do CPF/CNPJ, pelo número do telefone, pelo e-mail ou por sequência aleatória. Após, o pagador se utilizando do aplicativo do seu banco/instituição financeira irá inserir o código para concretizar o pagamento.

Em que pese a grande adesão inicial ao novo sistema, diversas pessoas estão apreensivas e arredias, temendo o risco de fraudes.

A princípio, no PIX medidas de segurança como criptografia e autenticações serão tomadas. Estas medidas já são utilizadas quando dos pagamentos por DOCs e TEDs.

Além disso, mesmo que haja a possibilidade de alguma irregularidade acontecer, no Brasil, o Banco Central tem normativa específica que regulamenta que os prestadores de serviços, no caso, bancos e instituições financeiras, devem analisar eventual fraude e seu respectivo ressarcimento.

De forma alguma isto quer dizer que existe garantia de tranquilidade para as pessoas que queiram fazer uso desta chave PIX, pois atualmente sabemos que existem criminosos infiltrados na rede, com softwares cujo objetivo é apropriar-se de nossos dados.

Exemplo disso, temos informações (da empresa de segurança Kaspersky), que na  segunda-feira, 05 de outubro, houve o registro de cerca de trinta domínios fraudulentos cujo nome usava o termo: PIX.

Então, cuidado! Sabe-se que a fralde tem início na criação de um domínio falso. Alguns domínios falsos já identificados são os seguintes: chavepix.me; gerenciadorpix.com; pagarpix.com; pixapp.online; pixbrasil.tech; pixempresas.com e suportepix.online.

Para escrever esse artigo, usei como fonte o Portal de Notícias Metrópoles.

 

 

Cuidado com o PIX

Liana Ramos, advogada previdenciarista

Folha Independente

Empresa Jornalística
Planalto Sul Ltda. ME

Folha Independente © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AVB Digital